segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Salões de beleza de São Paulo adotam kits higiênicos para evitar hepatite

O cuidado com as unhas faz parte do cotidiano da classe feminina. No entanto, este cuidado requer algumas precauções que devem ser tomadas para que se evite o contágio de algumas doenças, como por exemplo, a hepatite. O problema é que nem todas as mulheres se preocupam com esta parte.

Segundo reportagem do Jornal da Tarde, os salões de beleza de São Paulo adotaram kits de manicure e pedicure individuais para evitar a contaminação de hepatite. Alicates de unha personalizados, lixas e palitos descartáveis tornam o processo mais higiênico. A comum bacia com água também foi dispensada por alguns estabelecimentos, de modo a evitar a proliferação de fungos e micoses. Devido aos riscos de contaminação de hepatite, todos os salões de beleza estão sendo obrigados, pela vigilância sanitária, a esterilizar as ferramentas utilizadas no corte de unha e cutícula com a autoclave.

Além disso, os estabelecimentos devem adquirir licença de funcionamento junto ao órgão municipal. De acordo com a médica Marila Lúcia Ferraz, professora de gastroenterologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a melhor conduta ao fazer as unhas é ter seu próprio equipamento.

A adoção das medidas segue as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Estadual de Infectologia Emílio Ribas, no início ano, mostrou que 10% das manicures paulistas estavam contaminadas pelo vírus da hepatite B ou C, e que 100% delas não esterilizavam os alicates corretamente. A vigilância sanitária não tem recomendações em relação ao uso da bacia para fazer unhas. No entanto, as manicures podem tomar a vacina contra a hepatite gratuitamente desde 2004 no Brasil.


Artigo retirado do site:www.enfermagemvirtual.com.br


www.innfotech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário